MINI GUIAS BÁSICOS - ARGENTINA: Buenos Aires e Rosário


ARGENTINA - BUENOS AIRES


ONDE FICAR

Para quem curte mais agito e vida cultural noturna, com certeza a pedida é ficar na região de San Telmo. Fora isso, o centro, perto da Corrientes, da Rivadavia ou da Av. de Mayo (entre a 9 de Julho e a Leandro Alem) é bacana porque é perto de tudo. Já a Recoleta ou o Palermo são bairros mais residenciais, com alguns hostels e hotéis boutique mais caros.
A primeira vez que estive em Buenos Aires foi meio trash. Um grupo de jovens sem grana e ... fomos parar perto da Bombonera. Sério, não aconselho ninguém a ficar por ali. O hostel era bacana e bem barato ... mas só fique se for caso de poupar meeeesmo: http://www.hostaldelaboca.com.ar/ .
As outras vezes foram mais light. Na segunda vez fiquei no Dowtown Mate e, apesar do quarto privativo ser beeeem pequeno, valeu: www.downtownmate.com.ar.
Na terceira vez eu tinha uma reserva no Ritz (www.ritzbuenosaires.com). Chegamos lá à tardinha e o cara disse que não havia mais quarto! Coooomo assim? Ele disse que havia um vazamento de água no quarto que havíamos reservado e que o mesmo estava inabitável. Ah tá! E aí saímos a catar um outro hostel. Econtramos o Grand Hotel Epaña, bem pertinho do Café Tortoni e há uma quadra da estação de metrô. O preço era de hostel e era ótimo. Não servem café da manhã, mas valeu muito. Me senti num filme dos anos 50. O Grand Hotel não tem site, mas pode ir sem medo: http://goo.gl/08Z7kL.
Outros hostels ou que eu tinha em vista mas não fiquei:

QUANTO TEMPO FICAR

O básico de Buenos Aires se vê em 3 dias.

NÃO DEIXE DE IR/NÃO DEIXE DE FAZER: 

Café Tortoni. Casa Rosada (não vale a pena entrar, não tem nada demais) e prédio do Congresso. Livraria Ateneo. Cemitério da Recoleta. Visitar a Bombonera e o Caminito. Complexo Histórico e Cultural Manzana de Luces. Museu Histórico Nacional. 
Caminhar à noite pelo Puerto Madero. 
Ir até a Biblioteca Nacional e subir até o 3º ou 4º andar para ter uma vista magnífica. 
Caminhe pelos pelos parques do Bairro de Palermo: Passeo de La Infanta, Jardim Botânico, Jardim Japonês, Parque 3 Febrero  (Rosedal). 
Confira a programação do Teatro Cólon, do Teatro Cervantes, do Centro Cultural Borges e do Centro Cultural Recoleta. 
Compre um jornal e verifique toda a programação cultural e gratuita da cidade.

PARA COMPRAR

Passage de La Defensa (antiguidades e brechós), Mercado de San Telmo: dar uma caminhada desde a Casa Rosada até a Plaza Dorrego (San Telmo) pela Calle Barcarce aos domingos é bem interessante. Livraria e Bar Classica Y Moderna. A Calle Florida abriga um comércio pulsante (a loja Fallabella é uma boa pedida). O Bairro Once (entre Puerrydon y Corrientes) concentra o comércio popular e ali perto está o Shopping Abasto.

PARA COMER e BEBER

Se o bolso aguentar a facadinha e se ninguém for vegetariano (como eu), jantar em Puerto Madero é fantástico. Para os bolsos menos afortunados, a dica são as Calle Chile e Humebrto Primo, em San Telmo, onde ficam vários restaurantes. Para beber: San Telmo, sure! Mas um drink (um só que seja) em Puerto Madero tem seu charme ...
Algumas dicas de bares e restaurantes:
Bodhi – vegetariano http://goo.gl/eCXwnE

SITES ÚTEIS



ARGENTINA - ROSÁRIO


Estive em Rosário, na Argentina, apenas uma vez. Na verdade, a ideia era ir até Buenos Aires, mas não haviam passagens para a capital usando o programa de milhagem. E foi aí que surgiu a ideia de ir até Rosário, para depois seguir de ônibus para Buenos Aires. Aliás, a viagem até Buenos Aires é super confortável. As estradas são ótimas e é rapidinho. Fica a dica.
                Não é “A” cidade que todo turista quer ver, mas vale dar um pulo. É uma cidade “jovem”, cheias de universitários e de vida noturna.

ONDE FICAR
Como eu iria ficar apenas uma noite e tinha – ainda – um espírito backpacker, fiquei no Art Hostel. É um bom hostel, o quarto excelente, com um ar condicionado que liquidou o calor que fazia na cidade: http://artrosariohostel.com.ar/
Outros hostels ou hotéis que eu tinha em vista mas não fiquei:

QUANTO TEMPO FICAR

1 ou 2 dias já são suficientes para o básico.

NÃO DEIXE DE IR/NÃO DEIXE DE FAZER

O mais legal de Rosário é que é uma cidade que fica à beira do Rio Paraná. Assim, existem várias “prainhas” na cidade. A mais organizada é a Praia Florida. É bacana caminhar pela orla, e, para quem gosta, apreciar os peixes frescos que o rio oferece. Vale ir até o Monumento à Bandeira, o Parque España, o Monumento e Parque Independência. A cidade também tem bonitos teatros e museus interessantes, mas não tive tempo de visitar. Tem também a casa do Che (a casa onde “nasceu” Che Guevara), mas não se pode entrar.

SITES INTERESSANTES